segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Galeria Choque Cultural recebe exposição “Carbono Catorze”, do Base-V, em outubro

Coletivo Base-V apresenta obras inéditas feitas a seis mãos e ainda faz retrospectiva da sua história que completa 10 anos em 2012
 
Hoje Todo Mundo Tem, 2012, Base-V
São Paulo, setembro de 2012 – No dia 06 de outubro, a galeria Choque Cultural, promove a abertura da exposição “Carbono Catorze” do coletivo Base-V, formado por Danilo Oliveira, David Magila e Zansky, e. Nesta exposição os artistas apresentam desenhos inéditos feitos a seis mãos, além de uma série de pinturas feitas a óleo e uma instalação com mais de 200 trabalhos em pequenos formatos. A exposição fica em cartaz até 10 de novembro.

Para esta mostra, os artistas resolveram inovar e incluem em suas telas a técnica de pintura a óleo, nunca antes utilizada nas produções do coletivo, aliada aos decalques de imagens. Nessas telas, a temática é a própria pintura, os artistas escolhem temas clássicos da pintura tradicional, como as naturezas mortas, muito próximas dos “vanitas”, um tipo de arte simbólica que aborda temas que remetem a certeza da morte, insignificância da vida terrena e à efemeridade da vida. Essas imagens se fundem com pinceladas e interferências que mancham e, por vezes, destroem essa mesma imagem, tornando-se uma coisa só e reforçando a autonomia da pintura enquanto linguagem, em um jogo irônico com a questão da representação.

Já na série de desenhos, os artistas abusam do improviso para desenvolverem suas obras a seis mãos. “Quando iniciamos o processo criativo não temos ideia de como ficará até que a gente define que o trabalho está pronto. Desta maneira o resultado traz os mais variados estilos de traço, composições e temas. É um processo de livre experimentação”, explica o grupo.

No andar térreo da galeria, o coletivo Base-V apresenta uma instalação que ocupa por completo uma das salas da galeria. São cerca de 220 telas de tamanhos variados, os menores com 8 x 12cm e os maiores com 50 x 50cm, com imagens apropriadas de cartazes de cinema, propagandas, gravuras, reportagens, capas de revista e imagens antigas.

Para o primeiro piso da Choque, os artistas reuniram um apanhado de materiais que fizeram parte de toda a trajetória do Base-V – uma espécie de memorabília. Neste ano, o coletivo completa 10 anos e exibe de forma inédita para o público desenhos, matrizes usadas em trabalhos anteriores, impressões e afins.

Coletivo Base-V (www.base-v.org/)
Grupo de artistas de São Paulo que atua desde 2002. Atualmente é formado por Danilo Oliveira, David Magila e Zansky Trabalham a partir da experimentação livre e improvisação. O Base-V produz em diferentes linguagens, de publicações artesanais a instalações gráficas, misturando técnicas e materiais.

O grupo valoriza o trabalho coletivo acima da individualidade para criar novas formas de comunicação artística. Durante a execução, habilidades individuais perdem sua importância, o que cria uma nova abordagem, livre das questões autorais. O resultado final, então, adquire uma identidade nova. A massa revela uma grande variedade de texturas, harmonias, timbres e materiais, onde cada integrante do grupo deixa seu rastro e o próximo o mostra (ou deleta) dentro de um novo universo de referências.

Assim, o trio busca influir no processo de disponibilização das artes visuais ao público, tornando-as mais acessíveis em todos os âmbitos, através de ações que valorizam a produção artística trazida para a esfera pública, como a produção de livros e murais.


Principais exposições incluem as coletivas: RojoNOVA no MIS (Museu da Imagem e do Som), Do Papel ao Pixel na Galeria Marta Traba (Memorial da América Latina), TRANSFER no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pq. do Ibirapuera) e a mostra individual: Basado en Hechos Reales na galeria Hollywood in Cambodia (Buenos Aires). Participaram de publicações, como ”Latino Grafico – Visual Culture from Latin America”, Die Gestalten Verlag, Alemanha, 2010; ”Screenprint Basics – A Complete How To Handbook”, Gingko Press, EUA, 2010; ”Stuffz – Design on Materials”, Gingko Press, EUA, 2009, entre outros.

Sobre a Choque Cultural

 
A Choque Cultural é um projeto contemporâneo de arte, sediado em São Paulo, desde 2003 e mantido pelos e curadores Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins. O principal objetivo da Choque Cultural é recepcionar a grande população jovem que está cada vez mais interessada em arte. “O compromisso da galeria é com a energia, a emoção, o espírito, fundamentos capazes de transformar a arte numa coisa legal, pop e real”, define Baixo Ribeiro.

“Carbono Catorze” por Base-V @ Choque Cultural 

 
Abertura: 06 de outubro às 15h
Período expositivo: 09 de outubro a 10 de novembro
Funcionamento: terça-feira a sexta-feira, de 11h às 18h e sábado das 15h às 18h
Endereço: Rua João Moura, 997, Pinheiros
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Grátis/ Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.